REALIDADE OCULTA QUE NÃO SE PUBLICA NA MÍDIA


VERDADE SOBRE AMBIENTE

 

     

      Ambiente

      Estamos envenenando o planeta e consequentemente a nós mesmos, agravando o efeito estufa. Digo agravando e não criando, porque o Efeito estufa é algo normal, os gases atmosféricos absorvem calor (radiação infravermelha térmica) reflectido pelo solo, de modo a manter a temperatura do planeta numa média de 15ºC. Sem esse efeito estufa a terra teria uma temperatura de -18ºc. ( 18 negativos).

       

      Acontece que a poluição industrial está a lançar na atmosfera gases tóxicos que intensificam o já existente efeito-estufa, digamos que causa um mega efeito estufa. E isso aumenta  ainda mais a temperatura global, há mais gases a reter o calor reflectido pelo solo. Mas são gases nocivos á nossa saúde, e que afectam o clima, causam chuvas ácidas entre mais coisas.

       

      O uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial,  levam à acumulação na atmosfera de gases propícios a agravar o efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.(clorofluorcarbonos). Os grandes Países, não respeitam as normas do protocolo de Quioto, os EUA  desistiram do projecto. Julgam que ficam imunes á poluição que causam no planeta enquanto enriquecem milhões. Enganam-se, o clima cada vez está mais desregulado e este não é um fenómeno natural. O Verão começa mais cedo, acaba mais cedo, e em muitos países em Agosto começa a fazer frio e chuva. Cada vez as cheias inundam mais países, a seca atinge cada vez mais ferozmente os países afectados. Em 2003 na França morreram cerca de 11.000 pessoas devido á vaga de calor. Em Portugal foram duas mil.

       

      Os ciclones cada vez são mais fortes e mais frequentes, basta ver nos noticiários. O Clima está alterado, a culpa é da poluição global, além disso estudos recentes revelam que a poluição atmosférica causa danos genéticos em nós, e isso afectará também(genéticamente) os nossos descedentes. ( filhos).

       

      São cada vez menos as praias com água decente para se tomar banho. São cada vez mais raras as pequenas cidades onde se pode respirar.

       

      Acredita-se, e eu penso que é verdade, que a poluição também nos afecta psicologicamente, certamente viver uma vida inteira respirando ar nauseabundo afecta o sistema nervoso. Provoca ansiedade, desespero.

       

      Nos verões, cada vez é mais perigoso apanhar sol, aumentam os casos de cancro da pele.

       

      O Que será de nós? A População mundial duplicará em 2020, a OMS (organização mundial de saúde) estima que em 2040 o planeta  não tenha recursos naturais suficientes para todos, refiro-me a alimentos, a água, entre mais coisas.

       

      Penso que devido a toda esta agressão ao ambiente, a natureza aprendeu a defender-se do agressor. Ciclones, cheias, vagas de calor, erupções vulcânicas, tempestades fortíssimas, fenómenos como o "el niño" não são castigos, são simplesmente reacção naturais. Cada acção produz uma reacção.

       

      Os principais poluentes atmosféricos que nos rodeiam!

      Monóxido de Carbono (CO)- Origem: Escape dos veículos, motorizados; alguns processos industriais.

      Dióxido de Enxofre (SO2)- Origem: Centrais termoeléctricas a petróleo ou carvão; fábricas de  ácido sulfúrico.

      Chumbo (Pb) - Origem: Escape dos veículos  motorizados; centrais  termoeléctricas; fábricas de baterias.

      Óxidos de Azoto (NO, NO2)-  Origem: Escape dos veículos motorizados; centrais termoeléctricas; fábricas de fertilizantes, de explosivos ou de ácido nítrico. Etano, Etileno, Propano, Butano, Acetileno, Pentano. Origem: Escape dos veículos motorizados; evaporação de solventes; processos industriais; lixos sólidos; utilização de combustíveis.

      Dióxido de Carbono (CO2). Origem: Todas as combustões.

       

      O dióxido de Carbono tem um tempo de duração de 50 a 200 anos e, entre os restantes gases, é o que mais contribui para agravar o efeito estufa, com uma participação de 64 %;

      O metano (CH4) tem um tempo de duração de nove a 15 anos e participa em 19 % para o efeito estufa. O polifluorcarboneto (CFCs) Têm um tempo de duração de 50 a 1700 anos e participa em 10% para o efeito estufa.

       

      Os efeitos da exposição a baixas concentrações de poluição  não são ainda bem compreendidos; as pessoas  mais  afectadas pela poluição são as crianças e os mais idosos, os fumadores, os trabalhadores expostos a materiais tóxicos e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos .

      Belo mundo que temos para viver, para trazer mais filhos! Estamos criando um mundo de trevas.

       

      Se ao aumento da temperatura do ar devido à poluição, juntarmos a desflorestação e o crescimento demográfico, temos um cenário devastador para o futuro da humanidade: calcula-se que cerca de 2 mil milhões de pessoas estarão em perigo de sobrevivência devido a inundações causadas por estes três factores conjugados.

       

      Há cidade com enormes fábricas fedorentas, central térmica, fábrica da petrolífera, fábrica de borrachas, ainda há esgotos a céu aberto e tanques com restos de lamas petrolíferas dessas fábricas. O cheiro a ovos podres é constante, e isso é causado pelo ácido sulfídrico emanado por fábricas de celuloses. Outras vezes cheira nitidamente a gáz, altamente concentrado.

       

      Quando se chega perto de alguns rios, sinto-se enojado ao ver a cor do rio, castanha, água castanha e notam-se fileiras de detridos que escoam dos esgotos. Mas quase todas as cidades têm rios poluídos. Há cidade onde os esgotos escoam para o mar, onde crianças tomam banho e pessoas pescam! Os governantes nada fazem.

       

      Camada de Ozono:

      Como se sabe, existe um buraco na camada de ozono, e cada vez maior. A camada de ozono protege a terra de várias radiações cósmicas, protege da radiação solar que causa cancro da pele.

      Cada vez passam mais radiações para a terra, cada vez o sol sente-se mais na nossa pele, aumentam casos de cancro da pele.

      Este é o mundo ideal para vivermos? Não podemos travar os principais poluentes?

      Os Estados Unidos, por exemplo, não querem reduzir o número de emissões poluentes.

      Repare: os EUA são o maior transmissor de gás Cfc.  Em 1978 os EUA produziam, 470 mil toneladas de CFC em aerossóis, aumentando em 1988 para  235 mil  toneladas. E Portugal está também a ultrapassar os limites estabelecidos, cada vez se polui mais. Calcula-se que Portugal emita, entre 1990 e 2010, 40 % de dióxido de carbono, 4% de óxido Nitroso, 3 % de metano e 64% de hidrofluorcarbonetos, hexafluoreto de enxofre e PFC. Os incêndios maioritariamente de origem criminosa são também grande fonte de poluição atmosférica.

       

      Antárctico:

      A população de pinguins imperiais diminuiu 50% devido ao sobreaquecimento do oceano.

      A redução da camada gelada flutuante levou a uma escassez nas reservas de alimento, conduzindo a uma mortalidade anormal elevada dos pinguins.

       

      Consequências dentro dos próximos anos:

      Países onde chove pouco, vão ter cada vez mais secas, a vegetação morre, a água potável desaparece, milhões de pessoas morrem. Mas os governos de países ricos e poluentes, não vão querer saber!

       

      Noutras zonas há o aumento de temperatura fará derreter icebergs. Saiba que na Antártida já derreteu cerca de 40% do gelo existente. Isso inevitavelmente fará o nível do mar subir, e certas cidades próximas do Mar ficarão inundadas.

       

      Podemos verificar nos últimos anos, que as tempestades são mais violentas, ciclones e relãmpagos enormes. Em 2003 nos EUA foi arrasado por uma forte tempestade, os maiores relâmpagos já vistos, e meses depois dezenas de tornados. Isto será cada vez mais frequente! Cientistas dizem que o filme "O dia depois de Amanhã" é uma possível realidade, apesar dos efeitos especiais, o filme baseia-se numa realidade, alterações climáticas inesperadas.

       

      Portugal, alterações climáticas:

      Foi constactado que no Inverno de 2003 houve uma vaga de frio em Portugal, os mais velhos diziam que há mais de 30 anos que não viam algo assim, em certas cidades as estradas e os automóveis ficaram com gelo, e nessas localidades não era habitual. Nos verões, cada vez as temperaturas são mais elevadas.

      Fátima Espírito Santo (do Dep. Clima e Ambiente do Instituto de Meteorologia) cita que A década de 90 em Portugal foi rica em anomalias climáticas e desvios em relação a valores médios.

       

      Os principais Países emissores de Co2 :

      EUA: .....................25 por cento.

      Europa: ................19,6 por cento.

      China: ..................13,5 por cento.

      Ex-URSS:.............. 10,2 por cento.

      Japão: ..................5,6 por cento.

      Índia: ...................3,6 por cento.

      Reino Unido: ........2,5 por cento.

      Coreia do Sul: .......2,2 por cento.

      Canadá: ................2,1 por cento.

      Austrália: .............1,3 por cento.

     

 



Visite sempre este website. Sempre haverá novidades e notícias que não se divulga